domingo, 3 de junho de 2012

PROVAS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS 7º ANO

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
E.B.M.ANITA BERNARDES GANANCINI
PROFESSORA: Silvana Loback de Oliveira
SÉRIE: 7ºano TURMA: _____DATA:15/08/2012
ALUNO(A): ___________________________
A FESTA DOS ADVÉRBIOS
    AUTORA:    (Luciana do Rocio M.)
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O talvez dançou com o lá ...
Na música de um sabiá !
O longe se encontrou com o perto ...
Num ritmo bonito e certo !
O cedo brincou com o tarde ...
Sem nenhum tipo de alarde !
O muito bailou com o pouco ...
De um jeito muito louco !
O não se escondeu do sim ...
Atrás da cortina de cetim !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O hoje e o amanhã ...
Dividiram a mesma torta de maçã !
O nunca abraçou o sempre ...
Numa valsa contente !
O depois dividiu com o agora ...
A mesma torta de amora !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia .
1.Retire do poema os advérbios:-------------

2. Quais os tipos de advérbios que aparecem na letra do poema?----------------------------------

3. Classifique os advérbios em destaque:
(   ) Eu moro  aqui.                            (   ) modo
(   ) André andou  depressa.          (   ) intensidade
(   ) Anderson  mais depressa.       (   ) lugar
(   ) Catarina chegou  cedo.           (   ) negação
(   ) Não jogue nada no chão.       (   ) tempo
(   ) Talvez não tenha prova amanhã.    (   ) dúvida.
    
4. Sublinhe e classifique o advérbio nas orações:
a)               A. Ela fala docemente.____________________________
B. Todos voltaram tarde.___________________________
C. Eles trabalham fora agora.________________________
D. Você certamente não mentiu._____________________
E. Ela provavelmente está bem doente.______________            
f.A professora não fala inglês.________________________
g.Nós pagamos muitos impostos aqui.________________
h.Nós nunca voltaremos aqui.________________________
i.Talvez eles concordem com você.___________________
j.Fale mais devagar._________________________
k.Nós dormimos tranquilamente._____________________

5. Forme uma frase para cada advérbio solicitado abaixo:
a. modo:____________________________________
b. intensidade:_______________________________
c. lugar:______________________________________
d. negação:____________________________________
e. afirmação:______________________________
f. dúvida:_______________________________________
g. tempo:_______________________________________

6. Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:a) Mas-sa,  i-gu-al,  miú-da
b) Cons-truir,  igual,  cri-ei
c) Cri-ei,  as-pec-to,  mi-ú-da
d) Me-da-lhões,  pás-sa-ros,  es-ta-çõ-es

7.  Completa as frases, preenchendo os espaços em branco com conjunções do tipo indicado.
a) Bernardo não gostava dos Portugueses _______________lhe feriram uma vez.  (explicativa)
b) _________eles saiam de Madri______ seriam presos (alternativa)
c) Os alunos não só estudam __________ jogam bola.(aditiva)
d) Você não está bem de saúde________ deve procurar um médico. (conclusiva)
e) Estudamos muito para prova _________ tiramos nota baixa. adversativa)

8. Nas frases que se seguem, encontramos diferentes conjunções. Circule-as-as e classifique-as.
a. Quer chova quer faça sol, saio de casa. ____________
b. Aquele homem é rico, porém não é feliz. ____________
c. Estudei muito, por isso estou calma. _______________
d. É muito atento, portanto terá êxito.________________
e. O bebé caiu, mas não se machucou. _______________
f. Ela tem os olhos cor de mel e é morena._____________

9. Indique o tipo de conjunção dos períodos:
a. Marta não só dança bem, mas ainda escreve.
b. O homem é bom pai, mas tornou-se agressivo.
c. Não acho minha amiga bonita, porém é carinhosa.
d. Quer ser um vencedor, logo tem que lutar.
e. A diretora saiu e voltou logo em seguida.
f. Quer trabalhe, quer estude, faça com amor.

10. LEIA A TIRINHA EM QUADRINHOS E PRODUZA UM TEXTO SOBRE A VIOLÊNCIA. NÃO ESQUEÇA: INTRODUÇÃO/DESENVOLVIMENTO/CONCLUSÃO E O TÍTULO.
                                        BOA SORTE! 


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 
ALUNO(A):_______________________________7º ______
LEIA E RESPONDA COM ATENÇÃO:
1.        Complete os espaços com pronomes demonstrativos:
a.         _________ menino é forte demais.( perto de quem fala)
b.         _______escola é especial.(perto da pessoa com quem se fala)
c.         __________ mulher mora lá nos fundos.(longe das duas pessoas)
d.         _______crianças são espertas. (perto de quem  fala)
2.         Classifique as palavras destacadas em pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo:
a.Seu rei queria alcançar a rua. ________________________
b.Meu amigo está sempre comigo._______________________
c. Eles querem falar com sua mãe.____________,_________
d. Aquela menina é meu sonho.______________,__________
3.        Diga se as palavras destacadas são: artigo ou pronome:
a.A professora entregou as provas._________
b.Vou chamar os que desejam participar._____________
c.Vou saber o que aconteceu com eles._____________
d.  O acidente foi grave demais.________________
4.        Diga em que pessoa e número se encontram os verbos abaixo:
a.        Eles falaram que o rei era bom._________________
b.        Ela acredita no rei.___________________
c.        Nós acreditamos na palavra do rei._______________
d.        Eu falei com o carpinteiro.___________________
5.       Coloque as formas verbais no infinitivo, no particípio e no gerúndio:
a. disse: _________________, ___________,_________
b. fala:_______________,______________,___________
c. brinca:_____________,________________,_________
d.come:______________,________________,_________
6. Indique o modo em que se encontram os verbos: indicativo, subjuntivo ou imperativo:
a. Vá falar com o rei.________________________
b.O povo ama seu rei.______________________
c.Talvez o rei seja um carrasco.____________________
d. Venha aqui carpinteiro.________________________
7. Complete na 1ª pessoa do singular: Ex: Vir, eu venho
a. valer, eu __________  b. pedir, eu _______________
c. caber, eu___________ d. fazer, eu_______________
e. ler, eu_______________ f. poder, eu ______________
g. odiar, eu______________ h. ouvir, eu______________
i. cobrir, eu_____________ j. perdeu, eu ______________
8. Complete as frases com os verbos solicitados:
a. Eu não ____________ a gratificação.( aceitar-pretérito)
b. ___________ amanhã ao baile. (ir- futuro)
c. Nós ________________ a pé.( vir- pretérito)
d. ______________ as portas para você. (abrir- futuro)
e. Jorge não me ___________ bem. (conhecer- presente)
f. Agora só _____________ eu e você. (restar- presente)
g. Você _____________ que _________ a história.( dizer- conhecer- presente)
h. Você ignora as razões que me _______________________
aqui .( trazer- pretérito)     BOA SORTE !

6 comentários: