quarta-feira, 13 de junho de 2012

BOAS DICAS DE LIVROS INFANTO-JUVENIS

A Corrente da Vida

A Corrente da Vida - Col. Veredas - 2ª Edição 2003
Autor: Carrasco, Walcyr
Editora: Moderna
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil

Raquel tem um grande amigo, que de repente, começa a faltar à escola. Insiste em saber o que está acontecendo com ele, até descobrir que ele está contaminado pelo vírus da Aids e a doença já se manifestou. Ele volta às aulas, mas outras pessoas descobrem que sua doença. Na luta contra o preconceito, Raquel vê que fazer bem ao outro é bom para gente mesmo. Ela é virgem, acompanha o amigo até a morte e nota que, se o rapaz tivesse se comportado como ela, sua história seria outra.

Os alunos ficam conhecendo as formas de contágio e de evitar a doença. E se unem para ajudar o colega doente. Marcelo se interessa por Raquel. Mas a menina vive intensamente o drama de Nel. Não tem olhos para ninguém. O amigo morre. E Raquel descobre tanto o quanto ele foi importante para sua vida, quanto como é importante amar o próximo.
Ideal para 13 ou 14 anos.




A Volta Ao Mundo Em 80 Dias

O livro conta a história de um rico inglês, Phileas Fogg, que tinha uma vida regrada e solitária, mas que devido a uma aposta com seus amigos de jogo, resolve dar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado apenas de seu fiel empregado. Nessa viagem, viverá diversas aventuras e conhecerá vários lugares do mundo.
Esta história já foi traduzida para diversas línguas e por causa dela, muitos ingleses já deram a volta ao mundo. Julio Verne, um dos mais conhecidos escritores de romances de aventuras de sua época, apresenta este enredo onde expressa sua imaginação que o consagrou. Embora publicada em 1873, continua a ser uma ficção apaixonante em que Verne mostra sua imaginação genial.
Título: Livro - Volta Ao Mundo Em 80 Dias, A
Autor: Julio Verne
Editora: Diversas editoras
Número de Páginas: 184
Terra dos Homens

Nesse livro, Antoine de Saint-Exupéry (o mesmo autor de O Pequeno Príncipe) narra diversos episódios nos quais os valores morais levam homens a fazer enormes sacrifícios e a encontrar insuspeitadas reservas de energia para vencer desertos, neves eternas, hostilidades de beduínos sublevados.

"Não se trata, porém, de livro de aventuras ou de explorações. Terra dos Homens é, na verdade, uma amorosa meditação sobre o senso de responsabilidade; o valor do coleguismo, o prazer de uma conversa solta numa roda alegre após um dia duro de trabalho; a emoção de ver o sol se pôr na imensidão do mar, a alegria do aceno de uma menina... - episódios de um poema em prosa que celebra a natureza, o sentido da vida, a dignidade do trabalhador." (Correio da Cidadania)
Para jovens de 14 e 15 anos
Editora: Nova Fronteira
Autor: ANTOINE DE SAINT-EXUPERY
Número de páginas: 144
Acabamento: Brochura

Nossa Rua Tem Um Problema

Nossa Rua Tem Um Problema - 10a Edição - Editora Atica
Autor: Ricardo Azevedo
ISBN: 9788508044689
Capa: BROCHURA
Número de Páginas: 32
Um livro diferente, que mostra, em forma de diário, como meninas e meninos podem ver o mundo de formas diversas. Trata das relações de poder entre adultos e crianças, a questão da autonomia infantil e do convívio com as diferenças. São dois diários: o de Clarabel e o de Zuza, que contam os mesmos fatos acontecidos no dia-a-dia dos moradores da rua, vistos de pontos de vista diferente. É bom, pois a criança aprende que nem sempre interpretamos as atitudes dos outros corretamente. Adequado para crianças de 8 a 10 anos.


Metade é verdade, o resto é invenção
Metade é verdade, o resto é invenção reúne crônicas do cotidiano de um menino que, no dizer do autor, sabe “como é bom brincar na rua, ter amigos, se divertir, criar brincadeiras, tomar banho de chuva... tudo sem medo, na mais pura liberdade”. Ilustrado com graça e humor, o livro conta histórias simples da meninice, fazendo o leitor ficar com vontade de vivê-las ou se lembrar do tempo de infância. O narrador-personagem é engraçado e tem muito bom humor, mas não é bobo. E sabe se indignar quando vê injustiça, tristeza e piada de mau gosto. Ele conta como aprendeu a andar de bicicleta, como voou de balão, como criou uma tartaruga que se chamava Outra Coisa, como o galo do colega virou ensopado, dos misteriosos vizinhos que foram embora sem se despedir, sem conhecer ninguém, e lembra com saudade de sua professora mais querida.
Autor: Pedro Antônio de Oliveira
Ilustrações: Angelo Abu
Editora: Saraiva
Páginas: 48
Edição: 2007


A montanha encantada

Nesta aventura, Vera, Lúcia, Cecília, Oscar e Quico fazem uma excursão para tentar desvendar o mistério de uma estranha luz que às vezes aparece no alto de uma montanha. Acabam descobrindo um mundo completamente desconhecido. O que será que se esconde dentro da Montanha Encantada?

Autor: Maria José Dupré
Tema: Aventura
Nº de Páginas: 126
Acabamento: Brochura
Edição: 29ª Edição - 2003 - Coleção Cachorrinho Samba
Editora: Ática


Livro: O Nabo Gigante
Este conto de Aleskei Tolstói (1883-1945), primo do famoso escritor russo Léon Tolstói, narra a história de dois velhinhos que tentam colher um imenso nabo. Como não conseguem arrancar o legume desproporcional da horta, pedem ajuda para todos os animais da fazenda, mas somente quando entra em cena um pequeno rato é que, pop!, o nabo gigante se solta da terra, provando que o menor de todos faz a diferença. A situação comprova que o companheirismo é o elemento fundamental para o sucesso da empreitada.
Autor: Aleskei Tolstói
Ilustrações: Niahm Sharkey
Tema: infantil
Nº Páginas: 40
Acabamento: Brochura
Editora: A Girafa Editora -
www.agirafa.com.br

Livro: 101 Maneiras Divertidas para desenvolver a habilidade de raciocínio e a criatividade do seu filho
Crianças entre 3 e 7 anos de idade irão adorar este livro... assim como seus pais, babás, avós, professores de escolas primárias e qualquer outra pessoa que queira manter as crianças ocupadas, felizes e longe de problemas.
Autora: Sarina Simon
Tema: Apoio Pedagógico
Formato: 17 x 24 cm
Nº Páginas: 180
Acabamento: Brochura
Editora: Editora Paulus -
www.paulus.com.br

Vendas: Quadrante Soc. de Publ. Culturais -
www.quadrante.com.br

Veja mais informações em:
http://www.portaldafamilia.org/livros/book126.shtml



Livro: 100 Coisas Maravilhosas para manter as crianças ocupadas e diverti-las

Você pode aprender como fazer uso de objetos caseiros simples e de um pouco de tempo para aperfeiçoar a lógica e o raciocínio do seu filho.
Autores: Pam Schiller & Joan Rossano
Tema: Apoio Pedagógico
Formato: 17 x 24 cm
Nº Páginas: 90
Acabamento: Brochura
Editora: Editora Paulus -
www.paulus.com.br
Veja mais informações em:
http://www.portaldafamilia.org/livros/book119.shtml
O Livro dos Heróis para Crianças
Dezoito narrativas — entre contos, fábulas e poemas — sobre personagens que, com pequenos gestos de compaixão, perseverança, responsabilidade, honestidade, lealdade e fé, se tornaram figuras heróicas dignas de admiração. Heróis que nos ajudam a continuar fiéis aos nossos propósitos e a conduzir corretamente a vida.

Autor: William J. Bennett
Tradução de Fernanda Costa e Silva e Valeska de Aguirre.
Ilustrado por Michael Hague.

Tema: Infantil
Formato: 21 x 28 cm
Nº Páginas: 96
Acabamento: Brochura com capa cartão
Editora: Editora Nova Fronteira

O Livro da Fé para Crianças

Reúne fábulas sobre o poder e a beleza da crença em Deus. Além das histórias, escritas de forma a encantar o público infantil, há ainda orações e poemas.
Autor: William J. Bennett
Tradução de Ricardo Silveira.
Ilustrado por Michael Hague.
Tema: Infantil
Formato: 21 x 28 cm
Nº Páginas: 104
Acabamento: Brochura com capa cartão
Editora: Editora Nova Fronteira -
www.novafronteira.com.br

Veja mais informações em:
http://www.portaldafamilia.org/livros/book142.shtml

Livro: Brincadeiras de Festa


Cante e brinque, brinque e cante. Nossa dica de um livro muito divertido.
Autora: Susana Gamboa de Vitelleschi
Tema: Apoio pedagógico
Formato: 13 x 20 cm
Nº Páginas: 103
Acabamento: Brochura
Editora e vendas: Editora Paulus -
www.paulus.com.br

Veja mais informações em:
http://www.portaldafamilia.org/livros/book148.shtml

Livro: Invente Jogos para brincar com seu seus filhos

Muitas atividades e jogos que auxiliam os pais a passar mais tempo com os filhos, de maneira criativa, sem necessidade de recorrer a materiais caros.
Autores: Cheryl Gerson Tuttle e Penny Paquette
Tema: Apoio pedagógico
Formato: 16 x 23 cm
Nº Páginas: 128
Acabamento: Brochura
Editora: Edições Loyola -
http://www.loyola.com.br/
Veja mais informações em:
http://www.portaldafamilia.org/livros/book149.shtml
Livro: Jogos para Crianças

Mais de cem brincadeiras - todas explicadas em suas regras, para que pais e professores possam reunir as crianças em torno de uma atividade saudável e cooperativa.
Autor: Josef Broich
Tema: Apoio pedagógico
Formato: 14 x 21 cm
Nº Páginas: 109
Acabamento: Brochura
Editora: Edições Loyola -
http://www.loyola.com.br/
Veja mais informações em:
http://www.portaldafamilia.org/livros/book150.shtml

O Livro das Virtudes para Crianças

Uma compilação de fábulas, contos e poemas que ressaltam as qualidades do homem, como coragem, benevolência e honestidade, estimulam a prática do bem e mostram a importância de valores como a gentileza e a bondade.

Organizado por William J. Bennett
Tradução de Claudia Roquette-Pinto, Ricardo Silveira, Luiz Raul Machado, Lia Neiva, Carlos Alves, Sofia Sousa Silva
Ilustrações de Michael Hague
Tema: Infanto-juvenil
Formato: 23 x 30 cm
Nº Páginas: 112
Acabamento: Brochura com capa cartão
Editora: Editora Nova Fronteira -
www.novafronteira.com.br
Bem-vindo!

Dicas de Literatura Infanto-Juvenil para pais e filhos.
O Portal da Família não comercializa e ou distribui livros, apenas recomenda boas obras. Somente livros que recomendariamos a um amigo.O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação do livro, servindo apenas de referência.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PIADAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Na escola, a professora manda um aluno dizer um verbo qualquer e ele
responde: - Bicicreta. A professora, então, corrige: - Não é “bicicreta”, é “bicicleta”. E “bicicleta” não é verbo. Ela tenta com outro aluno:
 - Diga um verbo! Ele arrisca: - Prástico.
A professora, outra vez, faz a correção: - Não é “prástico”, é “plástico”. E “plástico” não é verbo. A professora faz a sua última tentativa e escolhe um terceiro aluno: - Fale um verbo qualquer! - Hospedar. A professora comemora: - Muito bem! Agora, forme uma frase com esse verbo. – Os pedar da bicicreta é de prástico.

MAIS FOTINHAS DA FAMÍLIA! 15 ANOS DA NICOLE




DIGA NÃO AO BULLYING!!!

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA BULLYING?
* É quando um ou mais alunos estão repetidas vezes agredindo, sem motivo, outro aluno, que está em desvantagem na situação.
* Quem pratica o bullying tem mais poder do que quem sofre.
DE QUE FORMA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES MACHUCAM SEUS COLEGAS E SE MACHUCAM?
Por meio de manifestações, que caracterizam o bullying ser:
*  FÍSICA                  *  VERBAL
*  MORAL                 *  MATERIAL
*  PSICOLÓGICA       *  SEXUAL
* OFENSA VIRTUAL


ATITUTES CARACTERIZADORAS
*  Zoar                   * Provocar                * Ignorar                                  * Discriminar            
* Encarnar                      *  Agredir                        *  Chutar
*  Bater                *  Amedrontar              *  Ameaçar                     
*  Satirizar    *  Sacanear               *  Ferir                            
  *  Perseguir               *  Isolar                    *  Excluir                  
 *  Gozar                            *  Apelidar                      *  Magoar   
*  Dar um gelo                  *  Ofender        
     *  Intimidar                      *  Humilhar
*  Tirar onda da cara                       *  Quebrar os materiais

O CYBERBULLYING
* É a utilização de ferramentas da Internet outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, para praticar bullying.
*  Configura-se numa atitude covarde.
     As modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação móveis ou fixas, são os instrumentos utilizados para disseminar essa prática com intuito de maltratar, humilhar ou constranger, sendo uma forma de ataque perverso que extrapola em muito os muros das escolas, ganhando dimensões incalculáveis, sendo elas os conhecidos: orkut, msn, blogs, chats e celulares.

O QUE ACONTECE COM QUEM PRATICA O BULLYING OU CYBERBULLYING?
 Ato Infracional e Indisciplina
 O Papel da Escola Frente ao Ato Infracional e Indisciplina
     Caso uma criança ou adolescente pratique um ato infracional, o encaminhamento a ser dado é de competência do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância e da Juventude, respectivamente. Assim, tendo o ato infracional ocorrido na Escola, deve o responsável (diretor, vice-diretor, professor, assistente) fazer os encaminhamentos necessários, sendo que:
a) se for praticada por criança, até 12 anos, deve encaminhar os fatos ao Conselho Tutelar, independente de qualquer providência no âmbito policial (não há necessidade de lavratura de Boletim de ocorrência).
b) no caso de ato infracional praticado por adolescente, deve ser lavrado o Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, que providenciará os encaminhamentos ao Ministério Público e Juízo da Infância da Juventude.
     Essas providências devem ser tomadas, independentemente das conseqüências na área administrativa escolar. Assim, um adolescente infrator, que cometeu ato infracional grave na escola, será responsabilizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, sem prejuízo das sanções disciplinares a serem impostas pela Escola.
     Agora, se o ato for de indisciplina (e não ato infracional) praticado por criança ou adolescente, a competência para apreciá-lo é da própria escola. A falta disciplinar deve ser "apurada pelo Conselho de Escola que, em reunião específica deverá deliberar sobre as sanções a que os mesmos estariam sujeitos, dentre as elencadas no Regimento Escolar, após assegurada a ampla defesa e o contraditório.
DIGA NÃO AO BULLYING!!!









domingo, 3 de junho de 2012

PROVAS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS 7º ANO

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
E.B.M.ANITA BERNARDES GANANCINI
PROFESSORA: Silvana Loback de Oliveira
SÉRIE: 7ºano TURMA: _____DATA:15/08/2012
ALUNO(A): ___________________________
A FESTA DOS ADVÉRBIOS
    AUTORA:    (Luciana do Rocio M.)
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O talvez dançou com o lá ...
Na música de um sabiá !
O longe se encontrou com o perto ...
Num ritmo bonito e certo !
O cedo brincou com o tarde ...
Sem nenhum tipo de alarde !
O muito bailou com o pouco ...
De um jeito muito louco !
O não se escondeu do sim ...
Atrás da cortina de cetim !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O hoje e o amanhã ...
Dividiram a mesma torta de maçã !
O nunca abraçou o sempre ...
Numa valsa contente !
O depois dividiu com o agora ...
A mesma torta de amora !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia .
1.Retire do poema os advérbios:-------------

2. Quais os tipos de advérbios que aparecem na letra do poema?----------------------------------

3. Classifique os advérbios em destaque:
(   ) Eu moro  aqui.                            (   ) modo
(   ) André andou  depressa.          (   ) intensidade
(   ) Anderson  mais depressa.       (   ) lugar
(   ) Catarina chegou  cedo.           (   ) negação
(   ) Não jogue nada no chão.       (   ) tempo
(   ) Talvez não tenha prova amanhã.    (   ) dúvida.
    
4. Sublinhe e classifique o advérbio nas orações:
a)               A. Ela fala docemente.____________________________
B. Todos voltaram tarde.___________________________
C. Eles trabalham fora agora.________________________
D. Você certamente não mentiu._____________________
E. Ela provavelmente está bem doente.______________            
f.A professora não fala inglês.________________________
g.Nós pagamos muitos impostos aqui.________________
h.Nós nunca voltaremos aqui.________________________
i.Talvez eles concordem com você.___________________
j.Fale mais devagar._________________________
k.Nós dormimos tranquilamente._____________________

5. Forme uma frase para cada advérbio solicitado abaixo:
a. modo:____________________________________
b. intensidade:_______________________________
c. lugar:______________________________________
d. negação:____________________________________
e. afirmação:______________________________
f. dúvida:_______________________________________
g. tempo:_______________________________________

6. Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:a) Mas-sa,  i-gu-al,  miú-da
b) Cons-truir,  igual,  cri-ei
c) Cri-ei,  as-pec-to,  mi-ú-da
d) Me-da-lhões,  pás-sa-ros,  es-ta-çõ-es

7.  Completa as frases, preenchendo os espaços em branco com conjunções do tipo indicado.
a) Bernardo não gostava dos Portugueses _______________lhe feriram uma vez.  (explicativa)
b) _________eles saiam de Madri______ seriam presos (alternativa)
c) Os alunos não só estudam __________ jogam bola.(aditiva)
d) Você não está bem de saúde________ deve procurar um médico. (conclusiva)
e) Estudamos muito para prova _________ tiramos nota baixa. adversativa)

8. Nas frases que se seguem, encontramos diferentes conjunções. Circule-as-as e classifique-as.
a. Quer chova quer faça sol, saio de casa. ____________
b. Aquele homem é rico, porém não é feliz. ____________
c. Estudei muito, por isso estou calma. _______________
d. É muito atento, portanto terá êxito.________________
e. O bebé caiu, mas não se machucou. _______________
f. Ela tem os olhos cor de mel e é morena._____________

9. Indique o tipo de conjunção dos períodos:
a. Marta não só dança bem, mas ainda escreve.
b. O homem é bom pai, mas tornou-se agressivo.
c. Não acho minha amiga bonita, porém é carinhosa.
d. Quer ser um vencedor, logo tem que lutar.
e. A diretora saiu e voltou logo em seguida.
f. Quer trabalhe, quer estude, faça com amor.

10. LEIA A TIRINHA EM QUADRINHOS E PRODUZA UM TEXTO SOBRE A VIOLÊNCIA. NÃO ESQUEÇA: INTRODUÇÃO/DESENVOLVIMENTO/CONCLUSÃO E O TÍTULO.
                                        BOA SORTE! 


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 
ALUNO(A):_______________________________7º ______
LEIA E RESPONDA COM ATENÇÃO:
1.        Complete os espaços com pronomes demonstrativos:
a.         _________ menino é forte demais.( perto de quem fala)
b.         _______escola é especial.(perto da pessoa com quem se fala)
c.         __________ mulher mora lá nos fundos.(longe das duas pessoas)
d.         _______crianças são espertas. (perto de quem  fala)
2.         Classifique as palavras destacadas em pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo:
a.Seu rei queria alcançar a rua. ________________________
b.Meu amigo está sempre comigo._______________________
c. Eles querem falar com sua mãe.____________,_________
d. Aquela menina é meu sonho.______________,__________
3.        Diga se as palavras destacadas são: artigo ou pronome:
a.A professora entregou as provas._________
b.Vou chamar os que desejam participar._____________
c.Vou saber o que aconteceu com eles._____________
d.  O acidente foi grave demais.________________
4.        Diga em que pessoa e número se encontram os verbos abaixo:
a.        Eles falaram que o rei era bom._________________
b.        Ela acredita no rei.___________________
c.        Nós acreditamos na palavra do rei._______________
d.        Eu falei com o carpinteiro.___________________
5.       Coloque as formas verbais no infinitivo, no particípio e no gerúndio:
a. disse: _________________, ___________,_________
b. fala:_______________,______________,___________
c. brinca:_____________,________________,_________
d.come:______________,________________,_________
6. Indique o modo em que se encontram os verbos: indicativo, subjuntivo ou imperativo:
a. Vá falar com o rei.________________________
b.O povo ama seu rei.______________________
c.Talvez o rei seja um carrasco.____________________
d. Venha aqui carpinteiro.________________________
7. Complete na 1ª pessoa do singular: Ex: Vir, eu venho
a. valer, eu __________  b. pedir, eu _______________
c. caber, eu___________ d. fazer, eu_______________
e. ler, eu_______________ f. poder, eu ______________
g. odiar, eu______________ h. ouvir, eu______________
i. cobrir, eu_____________ j. perdeu, eu ______________
8. Complete as frases com os verbos solicitados:
a. Eu não ____________ a gratificação.( aceitar-pretérito)
b. ___________ amanhã ao baile. (ir- futuro)
c. Nós ________________ a pé.( vir- pretérito)
d. ______________ as portas para você. (abrir- futuro)
e. Jorge não me ___________ bem. (conhecer- presente)
f. Agora só _____________ eu e você. (restar- presente)
g. Você _____________ que _________ a história.( dizer- conhecer- presente)
h. Você ignora as razões que me _______________________
aqui .( trazer- pretérito)     BOA SORTE !